Gamificação – como estratégia educativa
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Autores
Ahmed Zouhral,
Bruno Santos Ferreira,
Carlos Ferreira,
Fabrícia Pimenta,
Gilberto Lacerda Santos (org.),
Jorge Cássio Costa Nóbrega,
Lucio França Teles,
Luís Cláudio Lopes de Araújo,
Margarida Romero,
Margarida Romero,
Mariana Marlière Létti (org.),
Renan de Lima Barbosa e
Richard Gagnon.
Os textos que compõem esta coletânea, apesar de terem sido produzidos em um cenário anterior à pandemia, apresentam e estudam cenários em que a informática foi empregada como meio de comunicação pedagógica e em que professores se tornam gestores de processos educativos mediados por tecnologias digitais. O livro pode ser acessado gratuitamente!
Descrição
Gamificação – como estratégia educativa
Autores
Ahmed Zouhral,
Bruno Santos Ferreira,
Carlos Ferreira,
Fabrícia Pimenta,
Gilberto Lacerda Santos (org.),
Jorge Cássio Costa Nóbrega,
Lucio França Teles,
Luís Cláudio Lopes de Araújo,
Margarida Romero,
Margarida Romero,
Mariana Marlière Létti (org.),
Renan de Lima Barbosa e
Richard Gagnon.
Este livro é resultado de uma empreitada acadêmica, iniciada no ano de 2012, com o objetivo de experimentar a estratégia da gamificação no desenvolvimento de softwares educativos. Tratando-se do emprego de estratégias de jogos para a facilitação de processos de aprendizagem de conteúdos complexos, e sendo bastante utilizada em meios corporativos, a gamificação apresenta um potencial não explorado no campo da educação formal, objeto central do trabalho desenvolvido nesses três anos, no contexto das atividades do Laboratório Ábaco de Pesquisas Interdisciplinares sobre a Informática e a Educação, do Departamento de Métodos e Técnicas da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB).físico, por perigo de contágio, em modos remotos, os quais, compulsoriamente, dependem do manejo de tecnologias digitais de informação, comunicação e expressão (TICE), como condição de segurança sanitária dos atores da relação educativa. Todavia, apesar do fato de que o campo de conhecimento em torno das TICE tenha surgido e venha avançando desde meados dos anos 1980, tudo ainda parece uma grande novidade nesta terceira década dos anos 2000. De forma generalizada, pelo mundo afora, vê-se professores e estudantes à deriva diante dos desafios decorrentes do uso das TICE em educação de forma efetiva, construtiva, didaticamente situada e em articulação com as bases conceituais e teóricas construídas e acumuladas em torno do processo de ensino-aprendizagem. Os textos que compõem esta coletânea, apesar de terem sido produzidos em um cenário anterior à pandemia, apresentam e estudam cenários em que a informática foi empregada como meio de comunicação pedagógica e em que professores se tornam gestores de processos educativos mediados por tecnologias digitais.
Publicação no formato 15x21cm, com172 páginas, 1a edição, 2015