40 anos do IEL na trajetória da indústria no Brasil
10 em estoque
R$80,00
Autor
Neusa Cavalcante
Instituto Euvaldo Lodi – IEL
40 anos do IEL na trajetória da indústria no Brasil, uma obra que resgata a história e a consolidação da indústria brasileira e que relata a contribuição do Instituto Euvaldo Lodi – IEL para o país ao formar profissionais capazes de inovar na gestão de seus negócios. A publicação foi vencedora da etapa Regional do Prêmio Aberje 2009
10 in stock
TamanhoDescrição
40 anos do IEL na trajetória da indústria no Brasil
O livro surge a partir de um interesse historiográfico, manifestado pelos próprios gestores da instituição, sobre as razões que levaram à criação do Instituto Euvaldo Loddi (IEL), no âmbito da Confederação Nacional da Indústria (CNI), bem como as condições políticas e sociais que permitiram sua realização. Depois de descrever os primórdios da indústria brasileira, sua “revolução industrial”, a internacionalização de sua produção, a publicação busca contar a história do IEL, desde sua origem até seu papel durante revolução técnico-científica advinda com a era da informação, buscando recuperar a importância da entidade na promoção da parceria universidade-indústria. Em suas considerações finais, o livro aborda as questões relativas aos avanços no desempenho de sua missão e aos desafios que vêm sendo enfrentados na promoção de uma cultura empreendedora, capaz de satisfazer às exigências de uma indústria que se pretende atual e em expansão.
Autores
Neusa Cavalcante é arquiteta e urbanista formada pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Brasília (FAU-UnB), onde concluiu o doutorado, com a tese “Ceplan: 50 anos em 5 tempos”, que recebeu Menção Honrosa no IV Encontro da Associação de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo – IV Enanparq (2016). Convidada pela Link Design, desenvolveu várias atividades de pesquisa histórica, iconográfica e redação de vários livros institucionais, entre os quais: “Animais do Descobrimento: raças domésticas da história do Brasil” (2000), em coautoria com Arthur da Silva Mariante, e “Mandioca: o pão do Brasil” (2005), por encomenda da Embrapa; “Cinquentenário do CNPq: notícias sobre a pesquisa no Brasil” (2001), a convite do CNPq; “40 Anos do IEL: na trajetória da indústria no Brasil”, promovido pelo Instituto Euvaldo Loddi da Confederação Nacional da Indústria (IEL/CNI); “Codevasf: 35 anos”, por solicitação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba. Mais especificamente na área de arquitetura e patrimônio histórico, participou da equipe de pesquisa responsável pela redação do “Dossiê sobre a Cidade de Goiás” (1999), encaminhado à Unesco solicitando a candidatura da cidade a Patrimônio da Humanidade. Desenvolveu ainda pesquisa e redação dos livros: “Minha mala, meu destino” (1988), sobre o fotógrafo pioneiro Mário Fontenelle; “Fênix: Restauro da Igreja Matriz de Pirenópolis” (2008) e “Barro, Madeira e Pedra” (2019), em coautoria com Silvio Cavalcante, com apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Foi também responsável, juntamente com a professora Renata Azambuja, pela pesquisa e redação do “Inventário de Athos Bulcão em Brasília” (2009), coordenado pela Tríade Patrimônio Turismo Educação sob encomenda da 15ª Região do Iphan.
Publicação de capa dura, 1º Edição, 178 páginas, ano 2009
Informação adicional
Weight | 0.65 kg |
---|---|
Dimensions | 21 × 21 × 1 cm |